NOVO TROFÉU IMPRENSA

Esta é uma idéia para podermos de fato concretizar uma premiação justa e honesta que visa prestigiar verdadeiramente o profissional da comunicação audiovisual brasileira. Nossa pretensão é realizarmos uma festa de noite de gala (como se faz na entrega do Oscar) com a escolha dos melhores artistas e melhores programas de televisão do ano. A premiação precisa ser feita em uma data que impeça que os eventos do ano corrente influenciem a escolha relativa ao ano anterior. Para não haver receio ou discórdias entre as redes brasileiras de televisão, temos a idéia de realizar esta premiação com transmissão em cadeia liberada para todas elas. Uma delas terá a responsabilidade de gerar as imagens para todo o país. A produção e a organização deverão ficar a cargo de uma associação neutra, que não possua ligações com nenhuma emissora aberta e a votação acontecerá ao mesmo tempo da premiação, com total sigilo e segurança redobrada por uma empresa de auditoria. Para tornar possível o evento, precisamos da ajuda vital das principais redes de televisão do Brasil (abertas e pagas) para se associarem a este projeto de premiação para que todos os seus quadros possam ter grandes chances de indicação para as 31 categorias em disputa, incluindo as categorias especiais de Destaque Feminino do Ano, Destaque Masculino do Ano e Programa de Televisão do Ano (Sem Ser Novela). Os trabalhos devem ser iniciados na primeira segunda-feira do mês de novembro, quando a organização do evento convocará uma reunião, liberada a imprensa, com, pelo menos, um representante de cada emissora brasileira de TV, explicando como vai ser a premiação, o uso de imagem dos artistas, a transmissão em cadeia aberta e a concordância dessas emissoras em participarem de tal evento.

Primeira Bateria - Distribuição de Questionários:

Cinqüenta cidades brasileiras (incluindo todas as suas capitais) terão acesso a 15.000 questionários, os quais serão acolhidos de radialistas (locutores, comunicadores, roteiristas, produtores, diretores e executivos), jornalistas de artes e espetáculos, publicitários, artistas (cantores, atores, músicos e apresentadores), universitários ligados às Ciências Humanas (de preferência aqueles que estão cursando os dois últimos anos de faculdade), profissionais de televisão (redatores, escritores, roteiristas, produtores, diretores e executivos) e público em geral a partir de 18 anos indicando os destaques do ano em cada categoria. 60% dos votos serão dos especialistas no assunto enquanto que os 40% restantes serão do público telespectador. Os votos de cada uma dessas localidades deverão ser coordenados por uma empresa de auditoria e um instituto de pesquisas em um período de 30 dias (entre 23 de novembro e 23 de dezembro, a partir do primeiro dia útil deste período). O número de questionários para cada município participante será distribuído de acordo com a distribuição populacional brasileira segundo o último censo do IBGE:

- 100 questionários para cidades de 200 mil a 500 mil habitantes
- 300 questionários para cidades de 500 mil a 1 milhão de habitantes
- 500 questionários para cidades acima de 1 milhão de habitantes
- 1.000 questionários para as duas grandes metrópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo

Esquema de divisão dos 15.000 entrevistados pelo Brasil (as capitais estão em negrito):
1.000 votos do Rio de Janeiro-RJ
1.000 votos de São Paulo-SP
500 votos de Belém-PA
500 votos de Belo Horizonte-MG
500 votos de Brasília-DF
500 votos de Curitiba-PR
500 votos de Fortaleza-CE
500 votos de Goiânia-GO
500 votos de Manaus-AM
500 votos de Porto Alegre-RS
500 votos do Recife-PE
500 votos de Salvador-BA
500 votos de São Luís-MA

500 votos de Campinas-SP
300 votos de Aracaju-SE
300 votos de Campo Grande-MS
300 votos de Cuiabá-MT
300 votos de João Pessoa-PB
300 votos de Maceió-AL
300 votos de Natal-RN
300 votos de Teresina-PI

300 votos de Contagem-MG
300 votos de Feira de Santana-BA
300 votos de Joinville-SC
300 votos de Juiz de Fora-MG
300 votos de Londrina-PR
300 votos de Nova Iguaçu-RJ
300 votos de Ribeirão Preto-SP
300 votos de São José dos Campos-SP
300 votos de Sorocaba-SP
300 votos de Uberlândia-MG
100 votos de Boa Vista-RR
100 votos de Florianópolis-SC
100 votos de Macapá-AP
100 votos de Palmas-TO
100 votos de Porto Velho-RO
100 votos de Rio Branco-AC
100 votos de Vitória-ES

100 votos de Blumenau-SC
100 votos de Campina Grande-PB
100 votos de Campos dos Goytacazes-RJ
100 votos de Caruaru-PE
100 votos de Caxias do Sul-RS
100 votos de Itabuna-BA
100 votos de Maringá-PR
100 votos de Pelotas-RS
100 votos de Petrolina-PE
100 votos de Santos-SP
100 votos de São José do Rio Preto-SP
100 votos de Volta Redonda-RJ

Esquema de divisão dos 15.000 entrevistados em cada uma dessas cidades:

Distribuição de 100 questionários:
10 jornalistas do segmento de artes e espetáculos
10 radialistas
10 profissionais de televisão
10 universitários ligados às Ciências Humanas
10 publicitários
10 artistas
40 telespectadores maiores de 18 anos e pertencentes a diversas classes sociais

Distribuição de 500 questionários:
30 jornalistas do segmento de artes e espetáculos
30 radialistas
30 profissionais de televisão
30 universitários ligados às Ciências Humanas
30 publicitários
30 artistas
120 telespectadores maiores de 18 anos e pertencentes a diversas classes sociais

Distribuição de 500 questionários:
50 jornalistas do segmento de artes e espetáculos
50 radialistas
50 profissionais de televisão
50 universitários ligados às Ciências Humanas
50 publicitários
50 artistas
200 telespectadores maiores de 18 anos e pertencentes a diversas classes sociais

Distribuição de 1.000 questionários:
100 jornalistas do segmento de artes e espetáculos
100 radialistas
100 profissionais de televisão
100 universitários ligados às Ciências Humanas
100 publicitários
100 artistas
400 telespectadores maiores de 18 anos e pertencentes a diversas classes sociais

Esquema de divisão e distribuição dos questionários:

Cidades com 100 entrevistados:
Lote 1 - 10 telespectadores, 5 jornalistas, 5 radialistas e 5 publicitários
Lote 2 - 10 telespectadores, 5 profissionais de TV, 5 universitários e 5 artistas
Lote 3 - 10 telespectadores, 5 jornalistas, 5 radialistas e 5 publicitários
Lote 4 - 10 telespectadores, 5 profissionais de TV, 5 universitários e 5 artistas

Cidades com 300 entrevistados:
Lote 1 - 20 telespectadores, 10 jornalistas, 10 radialistas e 10 publicitários
Lote 2 - 20 telespectadores, 10 profissionais de TV, 10 universitários e 10 artistas
Lote 3 - 20 telespectadores, 10 jornalistas, 10 radialistas e 10 publicitários
Lote 4 - 20 telespectadores, 10 profissionais de TV, 10 universitários e 10 artistas
Lote 5 - 20 telespectadores, 10 jornalistas, 10 radialistas e 10 publicitários
Lote 6 - 20 telespectadores, 10 profissionais de TV, 10 universitários e 10 artistas

Cidades com 500 entrevistados:
Lote 1 - 25 telespectadores, 12 jornalistas, 12 radialistas e 12 publicitários
Lote 2 - 25 telespectadores, 12 profissionais de TV, 12 universitários e 12 artistas
Lote 3 - 25 telespectadores, 13 jornalistas, 13 radialistas e 13 publicitários
Lote 4 - 25 telespectadores, 13 profissionais de TV, 13 universitários e 13 artistas
Lote 5 - 25 telespectadores, 12 jornalistas, 12 radialistas e 12 publicitários
Lote 6 - 25 telespectadores, 12 profissionais de TV, 12 universitários e 12 artistas
Lote 7 - 25 telespectadores, 13 jornalistas, 13 radialistas e 13 publicitários
Lote 8 - 25 telespectadores, 13 profissionais de TV, 13 universitários e 13 artistas

Cidades com 1.000 entrevistados:
Lote 1 - 50 telespectadores, 25 jornalistas, 25 radialistas e 25 publicitários
Lote 2 - 50 telespectadores, 25 profissionais de TV, 25 universitários e 25 artistas
Lote 3 - 50 telespectadores, 25 jornalistas, 25 radialistas e 25 publicitários
Lote 4 - 50 telespectadores, 25 profissionais de TV, 25 universitários e 25 artistas
Lote 5 - 50 telespectadores, 25 jornalistas, 25 radialistas e 25 publicitários
Lote 6 - 50 telespectadores, 25 profissionais de TV, 25 universitários e 25 artistas
Lote 7 - 50 telespectadores, 25 jornalistas, 25 radialistas e 25 publicitários
Lote 8 - 50 telespectadores, 25 profissionais de TV, 25 universitários e 25 artistas

Regulamento de votação do questionário:
A votação dos questionários do Troféu Imprensa é aberta aos entrevistados. Ao estar diante deste questionário, o julgador terá à disposição 27 categorias e deverá votar nos artistas e programas de TV que mais se destacaram no ano em cada uma delas. Só serão válidos os votos em artistas e programas que se destacaram no ano que passou e os votos completos, ou seja, todas as categorias precisam ser votadas. Através dessa participação, saberemos quais serão os prováveis indicados a melhores profissionais na televisão, na publicidade e na música brasileira.

1.1 A votação do Troféu Imprensa é aberta as pessoas físicas, residentes e domiciliadas em todo o Território Nacional.
1.2 Para participar, os interessados poderão votar nos programas e nos artistas brasileiros que mais se destacaram na mídia
audiovisual brasileira no ano. 1.2.1 Para tanto, os participantes deverão indicar os artistas de sua preferência, em uma bateria de votação livre, nas 27 categorias designadas neste questionário: Âncora de Telejornal, Animador/Apresentador de TV, Apresentadora de TV, Ator, Atriz, Banda/Grupo Musical, Canal de TV por Assinatura, Cantor, Cantora, Comentarista Esportivo, Comentarista de Telejornal, Comercial de TV, Dupla Musical, Humorista/Comediante, Música, Narrador Esportivo, Novela, Programa de Auditório, Programa de Entrevistas, Programa Esportivo, Programa Humorístico, Programa Infanto-Juvenil, Programa Jornalístico, Repórter de TV, Revelação do Ano, Série/Minissérie/Seriado Nacional e Telejornal.
1.3 Serão considerados nulos os votos que:
1.3.1 Indicarem artistas que não participaram de nenhum projeto ou trabalho durante o ano.
1.3.2 Não estiverem completos, isto é, se caso alguma categoria estiver em branco.
1.3.3 Não atendam às especificações técnicas e/ou quaisquer outras disposições deste Regulamento.
1.3.4 Seja de funcionários da empresa promotora do concurso, empresa de auditoria e emissoras de TV pelo Brasil, direta ou indiretamente envolvidos na sua organização, bem como os parentes até o segundo grau.

Segunda Bateria - Votação pela Internet:

Os internautas de todo o Brasil vão poder participar dos questionários do Troféu Imprensa, escolhendo os artistas e profissionais que mais se destacaram na música, na publicidade e na televisão. O período de votação pela internet será também de 30 dias, entre 2 de janeiro e 2 de fevereiro. Através desta votação interativa, o internauta participará de um sorteio que dão direito aos seguintes prêmios: 20 aparelhos gravadores de DVD, 15 computadores portáteis (notebooks), 10 videogames de última geração, 5 televisores LCD de alta-definição e um automóvel 0km. Além dos prêmios, os internautas sorteados vão ganhar uma viagem para São Paulo com tudo pago e assistir ao vivo do local o evento de premiação do Troféu Imprensa.


1.1 A votação do Troféu Imprensa é exclusivamente cultural e aberta a todas as pessoas físicas, residentes e domiciliadas em todo o Território Nacional, e que queiram se inscrever conforme as condições previstas neste regulamento.
1.2 Para participar, os interessados poderão responder quais são os programas e os artistas brasileiros que mais se destacaram na mídia audiovisual brasileira no ano que passou no site oficial do Troféu Imprensa em 27 categorias designadas neste questionário: Âncora de Telejornal, Animador/Apresentador de TV, Apresentadora de TV, Ator, Atriz, Banda/Grupo Musical, Canal de TV por Assinatura, Cantor, Cantora, Comentarista Esportivo, Comentarista de Telejornal, Comercial de TV, Dupla Musical, Humorista/Comediante, Música, Narrador Esportivo, Novela, Programa de Auditório, Programa de Entrevistas, Programa Esportivo, Programa Humorístico, Programa Infanto-Juvenil, Programa Jornalístico, Repórter de TV, Revelação do Ano, Série/Minissérie/Seriado Nacional e Telejornal.
1.3 Para registrar o voto, o internauta deverá participar uma única vez da votação, preenchendo todos os campos do cadastro com os dados pessoais (nome completo, profissão, a cidade e o estado onde mora), e-mail válido de contato e número do CPF do próprio participante, cujo sigilo de tais informações é totalmente garantido. Para a validação do voto, o internauta deverá responder corretamente a seguinte pergunta: Sem contar o Distrito Federal, quantos estados possuem o Brasil?
1.4 Estarão disponíveis para o participante no site oficial e explicativo do Troféu todas as explicações, como envio de votos, ajuda na hora de votar e eventuais dúvidas sobre adequação aos termos do regulamento ou como participar da votação.
1.5 Serão considerados nulos e ficarão imediatamente desclassificados e impedidos de concorrer aos prêmios os votos de:
1.5.1 Funcionários da empresa promotora do concurso direta ou indiretamente envolvidos na sua organização, bem como os parentes até o segundo grau.
1.5.2 Que não atendam às especificações técnicas e/ou quaisquer outras disposições deste regulamento.
1.5.3 Que na hipótese de verificação de fraude, tentativa de fraude ou abuso relativamente aos envios, ou ainda de utilização de qualquer meio informático, digital, robótico, repetitivo, automático, mecânico e/ou análogo com intuito deliberado de reprodução automática e/ou repetitiva de inscrições, idênticas ou não, o que importará na nulidade também de todas as inscrições efetuadas pelo participante que tenham se utilizado de um dos referidos meios ou com um dos referidos fins, ainda que nem todas as mensagens tenham resultado do uso de tais meios e/ou sido realizadas com tal finalidade.
1.5.4 Se o CPF não pertencer ao internauta votante, este não terá direito ao prêmio, caso seja sorteado.
1.6 Que só será aceito um voto por participante, identificado pelo número de seu CPF e pelo e-mail de contato, na votação do Troféu Imprensa.
1.7 Que a participação na votação acarreta aos participantes a aceitação total e irrestrita de todos os itens, cláusulas e condições deste regulamento.
1.8 Estarão participando do sorteio dos prêmios apenas os internautas que:
1.8.1 Enviarem seus votos para o Troféu Imprensa dentro do prazo estipulado pela organização.
1.8.2 Cumprirem os requisitos acima participará do sorteio. Só serão válidos para os sorteios, os votos cadastrados e completos, ou seja, todas as 27 categorias precisam ser votadas.
1.8.3 Deverão confirmar a votação, de acordo com as instruções enviadas automaticamente por e-mail pelo nosso sistema, para que o seu voto seja válido e possa participar do sorteio.
1.9 A divulgação dos internautas premiados será publicada no site do Troféu Imprensa no mesmo dia do anúncio oficial dos indicados e da seleção de jurados.

Distribuição de Prêmios:
1º Sorteado: Um automóvel 0 km, um computador portátil (notebook), um videogame de última geração, um televisor LCD de alta-definição e um aparelho gravador de DVD
2º ao 5º Sorteado: Um televisor LCD de alta-definição
6º ao 14º Sorteado: Um videogame de última geração
15º ao 29º Sorteado: Um computador portátil (notebook)
30º ao 50º Sorteado: Um aparelho gravador de DVD

Um bom pretexto para que uma empresa fabricante de aparelhos eletrodomésticos e uma montadora de veículos possam patrocinar oficialmente a cerimônia de entrega do Troféu Imprensa.

Apuração dos Votos:

No vazio que sobrou entre o fim do prazo da distribuição dos questionários e o início da votação interativa pela internet, será feita uma primeira apuração dos votos acolhidos através dos 15.000 questionários distribuídos nas principais capitais brasileiras, entre os dias 26 e 30 de dezembro (sem contar os finais de semana neste período). Nas cidades que participaram da votação, os institutos de pesquisa formarão juntas apuradoras compostas por duas pessoas para fazer a somatória dos votos através de um programa exclusivo de computador monitorado por um representante de uma empresa auditora. Nessas juntas apuradoras, cada dupla irá apurar cada voto de um determinado número de questionários que estarão à disposição de cada um deles, de acordo com a quantidade dos votos que cada cidade participante recebeu, e a somatória dos votos de cada dupla serão encaminhadas para outro computador que irá totalizar os votos com todos os nomes de programas e artistas citados nos questionários, sendo que os votos nulos serão automaticamente somados à parte.

Cidades com 1.000 questionários - 4 juntas apuradoras somando 250 votos cada
Cidades com 500 questionários - 4 juntas apuradoras somando 125 votos cada
Cidades com 300 questionários - 3 juntas apuradoras somando 100 votos cada
Cidades com 100 questionários - 2 juntas apuradoras somando 50 votos cada

Ao totalizar os votos, o representante auditor irá encaminhar essas informações via internet, com total sigilo e lisura, para o computador central da sede do evento, também vistoriado por uma rígida auditoria. Assim, facilitará mais ainda o trabalho de tabulação dos votos dos questionários com os futuros votos dos internautas, permitindo a média de porcentagem entre os nomes indicados nas categorias estipuladas. Para não confundir a cabeça dos entrevistados, uma categoria está simplesmente transcrita como Revelação do Ano. A equipe responsável pela tabulação, cuja supervisão ficará também a cargo de uma empresa auditora, irá levantar os nomes indicados a Revelação do Ano para serem encaminhados e segmentados em duas categorias destinadas a eles: Revelação Musical e Revelação da TV.
Ao encerrar o prazo de votação pela internet, a partir de 3 de fevereiro com previsão de encerramento em uma semana (descartando os finais de semana nesse período), será feito um levantamento de votos de cada um dos nomes indicados através de um “score”. Esse “score” será feito através da média da porcentagem de votos que cada artista ou cada programa obteve através dos questionários e dos internautas, sendo que os votos dos questionários terão um peso maior que os votos dos internautas, 9 por 1. A equação do “score” implicará da seguinte maneira, a soma da porcentagem dos votos dos internautas com a porcentagem dos votos dos questionários multiplicada por nove, dividido por 10:

([9 * PQ] + [1 * PI]) / 10
PQ -
Porcentagem de votos que cada artista ou programa recebeu nos questionários
PI - Porcentagem de votos que cada artista ou programa recebeu pela internet

Os três mais pontuados em cada categoria serão os indicados na votação final que ocorrerá na cerimônia oficial de premiação. Os artistas e os programas que conseguirem os maiores “scores” gerais de votação terão chances de concorrerem em três importantes categorias da premiação: Destaque Feminino do Ano, Destaque Masculino do Ano e Programa de TV do Ano (Sem Ser Novela). Essas categorias são os prêmios mais importantes da noite e são válidos para os artistas, personalidades, cantores, duplas, bandas/grupos e os programas de TV mais destacados e festejados pelo público e pela crítica durante todo o ano. Ao invés de três indicados, como ocorrerá em todas as 28 categorias, será cinco os indicados a estes importantes prêmios e serão escolhidos através desse “score” geral.

Regulamento da tabulação dos indicados:
1 - Nenhum indicado, seja apresentador, ator, atriz, cantor, cantora, banda/grupo, dupla, humorista/comediante ou programas de TV, poderá concorrer o prêmio em duas categorias diferentes, exceção feita nas categorias de Destaque Feminino do Ano, Destaque Masculino do Ano e Programa de TV do Ano (Sem Ser Novela).
2 - Os programas indicados nas sete categorias destinadas especialmente a estes, podem ter até dois representantes de uma mesma emissora (exceção feita na categoria de Programa de TV do Ano), ou seja, uma mesma emissora pode ter até, no máximo, dois programas do mesmo gênero concorrendo numa categoria. O prêmio será entregue ao diretor principal e ao criador/escritor/editor do programa.
3 - Os apresentadores, comentaristas e repórteres indicados nas seis categorias destinadas a eles, só serão válidos, no máximo, dois profissionais de uma mesma emissora. O mesmo ocorrerá nas categorias de Narrador Esportivo e Comentarista Esportivo, sendo que, nessas duas citadas, não será permitida a entrada de profissionais de rádio.
4 - Os atores e atrizes indicados na premiação podem até pertencerem a uma mesma emissora, mas, no máximo, devem ser indicados dois artistas que fizeram algum trabalho numa mesma novela ou produção de teledramaturgia. O mesmo vale para a categoria de Humorista/Comediante quanto aos programas humorísticos que eles trabalharam durante o ano.
5 - Na categoria de Música, dentre as canções indicadas, poderá ter no máximo duas canções feitas por um mesmo compositor, mesmo que ele tenha exercido parcerias com outros compositores. O mesmo vale para os intérpretes. O prêmio será entregue aos compositores e não aos intérpretes.
6 - Na categoria de Novela, as tramas indicadas podem até pertencerem a uma mesma emissora, mas, duas novelas exibidas no mesmo horário no máximo podem figurar entre os indicados (exemplo: 18h, 19h, 21h, 22h). Os indicados não podem estar em exibição nos dias de votação e premiação, ao menos que a novela esteja no mínimo há seis meses sendo exibida, a não ser que a novela termine antes da data do evento. O mesmo vale para os indicados a melhor Série/Minissérie/Seriado Nacional. O prêmio será entregue ao autor e ao diretor principal.
7 - Na categoria de Revelação da TV, os indicados podem até pertencerem a uma mesma emissora, mas desde que tenham feitos um trabalho diferente em relação a seu concorrente. Os artistas indicados na categoria de Revelação Musical deverão ser de conhecimento nacional.
8 - Os indicados na categoria de Comercial de TV terão chances de concorrer à estatueta desde que sejam anunciantes de no mínimo cinco capitais votantes da premiação: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. Podem, segundo as regras de limite estabelecidas pela organização do evento, dois indicados do mesmo tipo de produto no máximo (exemplo: cerveja, carro, celular, banco). Vale também para peças comerciais pertencentes da mesma agência, do mesmo diretor e do mesmo publicitário. O prêmio será entregue aos idealizadores do comercial.
9 - Caso aconteça que três artistas ou profissionais de um mesmo segmento (emissora, programa, novela, minissérie, agência, anunciante, operadora de TV paga) apareçam na lista dos três indicados, apenas os dois mais votados concorrem ao prêmio. Ao terceiro colocado, será concedido um diploma de Menção de Participação (que também será distribuído aos indicados oficiais, com exceção do ganhador da estatueta), permitindo assim a entrada de um indicado diferente.

Seleção dos Jurados e Anúncio dos Indicados:

Os indicados as 31 categorias do Troféu Imprensa deverão ser divulgados em aproximadamente uma semana depois do prazo final do levantamento da média de votos numa solenidade oficial de divulgação do evento, aberta à imprensa, onde haverá um sorteio em que serão selecionados os 31 julgadores para a escolha final dos melhores do ano em cada categoria na noite de entrega dos prêmios. Os críticos e colunistas especializados em televisão, artes e espetáculos, deverão representar os principais órgãos de comunicação de vários estados brasileiros (jornais, revistas e portais da internet) para poder participar do sorteio do corpo de jurados-eleitores. Nenhum pré-julgador poderá ter ligações com alguma emissora de TV para não comprometer a premiação. Antes, porém, a organização fará uma pré-seleção de 50 críticos e colunistas da área que, aceitando uma vez o convite de participação da premiação, estarão relacionados no sorteio do júri. Os inscritos serão representados por um número de acordo com a ordem alfabética dos seus respectivos nomes. Depois de feito o sorteio, será conhecido a lista dos 99 indicados a cada uma das 31 categorias do Troféu Imprensa.

Menção Honrosa e Troféu Imprensa Especial:

Se houver necessidade de indicar um programa de televisão ou até mesmo um fato ou uma personalidade que interferiu diretamente na vida da TV brasileira durante o ano que seja merecedor de uma Menção Honrosa, o assunto será debatido pela organização do evento, de acordo com os méritos obtidos para tal premiação. Os nomes dos premiados de Menção Honrosa deverão ser conhecidos durante a cerimônia de premiação.
A organização também deverá escolher algum nome importante da televisão, da música ou das artes em geral que seja merecedor do Troféu Imprensa Especial, uma premiação honorária anual pelo conjunto da obra e pela sua grande contribuição deixada pela classe artística para a história das comunicações audiovisuais no Brasil. Os ganhadores dessa premiação honorária serão futuramente bonificados da escolha oficial para não causar injustiça para com os demais concorrentes.

O Evento Propriamente Dito:

A grande noite de entrega dos prêmios do Troféu Imprensa irá obedecer a uma data-padrão para que as emissoras, jurados, artistas e profissionais indicados possam se programar para estarem presentes na cerimônia de premiação. Além disso, essa data-padrão é também ideal para que, nessa altura, o telespectador brasileiro “voltasse de férias” de vez, dando ao evento a atenção e a audiência que merece. O evento ocorrerá sempre 10 dias depois da Quarta-Feira de Cinzas, numa noite de sábado a partir das 22 horas, logo após a novela da Rede Globo, com transmissão ao vivo para uma cadeia liberada a todas as emissoras de TV do Brasil (abertas e pagas), diretamente de alguma casa de espetáculos ou teatro importante de São Paulo, “sede” do Troféu Imprensa em toda a história (exemplos: Teatro Municipal de São Paulo, Palácio das Convenções do Anhembi, Credicard Hall, Via Funchal, entre outros), para que todas elas possam participar da festa.
Para as emissoras que queiram transmitir a premiação, elas estão livres, inclusive, de aproveitar os intervalos do evento para debaterem sobre as categorias, indicados e premiados. Estão liberadas também em fazer um pré-programa e um pós-programa prolongando o assunto e enviar repórteres ao vivo no local do evento, como acontece nas transmissões do Oscar aqui no Brasil. O evento deve ser comandado apenas pelo mestre-de-cerimônias, que anuncia as categorias, as atrações musicais, entrevista os jurados e faz suspense ao anunciar os vencedores. Poderão ser incluídos co-apresentadores (procedimento muito utilizado no concurso de Miss Universo) de emissoras diferentes entrevistando o público da platéia, os artistas indicados e os convidados presentes ao evento.
A votação ocorrerá exatamente no mesmo dia da cerimônia de premiação. Um telão estará posicionado no fundo do palco para ser amplamente visualizado pelo corpo julgador, que será composto por 31 jornalistas selecionados por sorteio na solenidade de divulgação do evento. Esses 31 jurados votarão ao vivo através de um sistema semelhante ao que é utilizado nas votações da Câmara dos Deputados e do Senado: cada jurado terá a sua disposição um pequeno teclado com botões numéricos. Como a votação é eletrônica, será determinado o tempo de 10 segundos para que todos os julgadores devam apertar o botão correspondente a seu voto em cada categoria.
Enquanto “N” minutos correm, um computador nos bastidores, supervisionado por uma rígida auditoria, processa a totalização dos votos e o apresentador chama um jurado no palco para comentar sobre sua função, a categoria que fora votada, seus indicados e se algum outro nome fez falta. Enquanto que o jornalista-julgador faz suas considerações, o envelope com o nome do vencedor e o resultado final da votação é preparado e um “ferreiro”, na mesma sala do computador que processa o total dos votos, grava o nome do vencedor na plaquinha do troféu que será entregue ao mesmo pelas mãos do jurado escolhido para comentar determinada categoria.
O número de categorias reflete também na quantidade de jurados na premiação. Por esse motivo, a razão de termos 31 jurados para julgar as 31 categorias do Troféu Imprensa é de que, em cada categoria, um jurado seja “entrevistado”, tendo a oportunidade de analisar sobre uma categoria que seja sua especialidade. Dessa forma, cada jurado fará suas considerações em, no máximo, uma vez durante o evento de votação e premiação.
Finalmente, uma assistente de palco entrega ao apresentador o envelope com o resultado final da votação e o mestre-de-cerimônias anunciaria “e o vencedor é... fulano de tal!” e o artista citado sobe ao palco para receber a estatueta das mãos do jornalista-julgador “entrevistado” há poucos minutos e fazer seus agradecimentos.

Divisão de Blocos da Cerimônia de Premiação:
Para facilitar a adesão de telespectadores que se interessam em um determinado assunto, uma divisão de blocos temáticos de acordo com as categorias a serem votadas, vão ditar o ritmo da cerimônia de premiação do Troféu Imprensa. Uma pessoa que gosta de música poderá assistir a um bloco inteiramente dedicado a este assunto, com as premiações que lhe interessam em seqüência, sem perder a paciência para esperar um tempão para ver o ganhador de tal categoria e nesse meio-tempo, perde a paciência e muda de canal, diminuindo a audiência do programa. Eis a ordem dos blocos segmentados:

Primeiro Bloco - Categorias de Jornalismo: Âncora de Telejornal, Comentarista de Telejornal, Repórter de TV, Narrador Esportivo, Comentarista Esportivo, Programa Esportivo, Programa Jornalístico e Telejornal.

Segundo Bloco - Categorias de Entretenimento: Revelação da TV, Humorista/Comediante, Apresentadora de TV, Animador/Apresentador de TV, Programa Infanto-Juvenil, Programa de Entrevistas, Programa Humorístico e Programa de Auditório.

Terceiro Bloco - Categorias de Música: Revelação Musical, Dupla Musical, Banda/Grupo Musical, Cantora, Cantor e Música do Ano.

Quarto Bloco - Categorias Avulsas: Canal de TV por Assinatura, Homenagens Póstumas, Comercial de TV, Menção Honrosa, Série/Minissérie/Seriado Nacional e Troféu Imprensa Especial.

Quinto e Último Bloco - Categorias de Teledramaturgia e "Gran Finale": Atriz, Ator, Novela, Destaque Feminino do Ano, Destaque Masculino do Ano e Programa de TV do Ano, além do anúncio do internauta ganhador de um automóvel 0 km e a reunião dos premiados no palco para a “foto oficial”.

Intervalos - Duração Máxima de 5 minutos (nos primeiros minutos, exibição obrigatória das peças de 30 segundos dos patrocinadores oficiais do evento)

Na abertura de cada edição do Troféu Imprensa, uma abertura gravada deve ser seguida por um musical que “anuncia” qual o tema escolhido pela premiação em cada ano. Na introdução e no desfecho dos blocos do evento, podem ser apresentados comerciais antigos, trechos de programas antigos e vinhetas históricas para realçar ainda mais a preservação da memória da TV brasileira.

Dessa forma, o cronograma do Novo Troféu Imprensa será da seguinte maneira:

Primeira segunda-feira do mês de novembro:

Reunião inicial liberada a imprensa, com, pelo menos, um representante de cada emissora brasileira de TV, explicando como será a premiação, o uso de imagem dos artistas, a transmissão em cadeia aberta e a concordância dessas emissoras em participarem de tal evento

De 23 de novembro à 23 de dezembro: Distribuição dos 15 mil questionários para as 50 cidades brasileiras participantes da votação

Dias 24 e 25 de dezembro: Liberação da equipe para as festividades do Natal

De 26 à 30 de dezembro: Apuração e contagem dos votos dos 15 mil questionários

Dias 31 de dezembro e 1º de janeiro: Liberação da equipe para as festividades do Ano Novo

De 2 de janeiro à 2 de fevereiro: Período de votação através da internet

De 3 à 10 de fevereiro: Levantamento da média de porcentagem dos votos dos questionários e da internet e a definição dos indicados

Dia 17 de fevereiro (previsão máxima): Solenidade de divulgação do evento, seleção dos jurados e anúncio oficial dos indicados

Dez dias depois da quarta-feira de cinzas: Grande cerimônia de votação e premiação do Novo Troféu Imprensa

Proposta de autoria de Egon Bonfim e Hugo Meneses

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